Benefícios da copaíba
A copaíba, dentre todas as plantas, é a maior fonte de cariofileno. Os hidrocarbonetos da copaíba contém terpenos, incluindo pineno (aguarrás). O óleo de copaíba contém uma quantidade significativa de ácido caurenóico, que em estudos mostraram efeitos anti-inflamatórios, hipotensores, diurético, antimicrobianas, relaxantes musculares e citotóxicos. Muitos das propriedades da copaíba são atribuídas a ação do cariofileno e do ácido caurenóico.
A copaíba é usado topicamente para aliviar a inflamação e ajudar a curar pé-de-atleta, feridas, erupções cutâneas, dermatites, eczema e psoríase, além de ajudar a restaurar a pele danificada e curar pequenas cicatrizes. Age como como um agente anti-séptico, desinfetante e antimicrobiano para usos internos e externos em infecções bacterianas, câncer de pele, úlceras no estômago e câncer de estômago. Vários shampoos (xampus) que contém copaíba são eficazes no combate à caspa.
O bálsamo de copaíba é muito benéfico para tosse crônica, catarro, resfriados, bronquite e outros problemas respiratórios. A planta é um bom remédio para tratar catarro e bronquite crônica, vez que auxilia na expectoração e é anti-séptico. Também é recomendada no tratamento natural de leucorreia, cistite crônica, diarréia, hemorroidas, gonorréia. Também é recomendada externamente para frieiras, artrite, eczema, gonorréia, herpes, psoríase e sífilis. A copaíba alivia os sintomas de uma ampla gama de doenças que causam a inflamação dos tecidos moles ou mucosas. Testes de laboratório mostraram que a resina atua reduzindo a permeabilidade das paredes capilares para a histamina, substância química responsável pelo inchaço doloroso em todas estas condições. O óleo volátil é antimicrobial e previne infecções secundárias no eczema, herpes e psoríase.
Contraindicações e efeitos colaterais da copaíba
O óleo de copaíba é usado externamente, enquanto a tintura é geralmente usada internamente. Doses altas da planta podem ser tóxicas.